segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Horta Biológica - Prepararção do terreno


A equipa do clube ECO está dedicada à sua pequena horta biológica e por isso esta semana andou a preparar o terreno para que este seja um espaço bonito e funcional no cultivo de legumes. 

Semana após semana a equipa do clube ECO tem vindo a limpar todo o terreno com auxílio de algumas ferramentas como enxada (é uma ferramenta usada geralmente na agricultura, embora também seja usada para outras tarefas, e consta de uma parte larga e achatada, à qual se adapta um cabo para segurá-la, mais ou menos longo.), ancinho (é um instrumento utilizado na agricultura e na jardinagem constituído por um longo cabo de madeira preso a uma travessa dentada, geralmente de metal. É utilizado para colher materiais como folhas, palha e feno e também em hortas para preparar a terra para semear.) e foice (é uma antiga ferramenta agrícola, que tem a característica peculiar curvilínea. É um importante instrumento de manuseio nas atividades de agricultura, principalmente para a colheita de cereais.).

Com a ajuda da foice, a erva daninha é removida e colocada num compostor de madeira (Um recipiente tipo caixa de fruta com tampa e com as dimensões de 1mx1mx1m em cada cuba. Para facilitar o manuseamento as tábuas da frente podem ser amovíveis. Para isso basta fazer um encaixe com ranhura. Os lados também podem ser de rede.). 

Com auxílio de uma enxada, revira-se a terra a uns 15cm de profundidade. Com o ancinho, desmancham-se os torrões, retirando pedras e outros objetos, nivelando o terreno. 

Depois iniciamos a demarcação dos canteiros com auxílio de pedras. È feita também a demarcação dos caminhos, ao longo do terreno, com auxílio de estacas e cordas.



Palestra sobre a "Biodiversidade Insular"

A nossa escola acolheu no dia 20 de fevereiro, passada sexta feira, uma palestra subordinada ao tema 'A Biodiversidade Insular'. Dinamizada pelo técnico Paulo Moniz do Parque Natural da Madeira, a iniciativa decorreu no âmbito do programa Eco-Escolas e teve como destinatários cerca de 30 alunos do 3.º ciclo e alguns professores.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a gigantesca riqueza existente na Madeira em termos de biodiversidade, nomeadamente ao nível da fauna e flora.

O orador desafiou todos os alunos a adotarem comportamentos sustentáveis, no seu quotidiano, que permitam a preservação e a protecção do nosso Ambiente, porque só cuidando da Natureza poderemos conservar os ecossistemas.



cc


Concurso “sacos plásticos, reduzir o consumo”

Eco-Schools PlasticSmash Vine Style
Esta atividade, destinada às Eco-Escolas, procura alertar para a problemática associada à gestão dos resíduos em geral e à utilização de sacos plásticos em particular.
Através do desafio para a criação de pequenos spots (videos vine style) procura-se apelar à criatividade e originalidade dos jovens de forma a potenciar a disseminação da mensagem “sacos plásticos, reduzir o consumo”, através das suas redes reais ou virtuais.

Na nossa escola esta atividade vai ser realizada na turma do 7ºD com a colaboração da professora Vera Martins. 
Objetivos
  • Investigar sobre o impacte dos resíduos plásticos na Natureza;
  • Alertar para a importância da Redução e Reutilização como forma de prevenção de resíduos;
  • Motivar para a implementação de novos 3 Rs: Repensar, Recusar, Reagir;
  • Criar peças de comunicação apelando à redução do consumo de sacos plásticos;
  • Partilhar mensagens criativas produzidas pelos jovens das Eco-Escolas.
Material de apoio
A investigação acerca da gestão de resíduos em geral e da problemática dos sacos plásticos em particular, deverá anteceder a realização do vídeo.
Alguns links úteis sobre sacos plásticos:
Datas
Inscrição na atividade: até 28 de fevereiro.
Envio dos vídeos para concurso: até 22 de abril (Dia da Terra e Dia internacional Eco-Schools)
Divulgação dos 7 melhores vídeos: 15 de maio
Votação no Facebook: 18 a 22 de maio(dia da Biodiversidade).
Como participar
A realização do vídeo deverá ser planificada em termos técnicos e de conteúdo.
Devido à sua curta duração ( 7 segundos), o vídeo deverá funcionar como um spot que de forma criativa e incisiva, apele à redução do consumo dos sacos plásticos.
Poderá ser utilizada a aplicação Vine, Instagram, ou qualquer outra como o Movie Maker, que permita editar, de forma a fazer um vídeo de até 7 segundos.(Vine style).
Depois de pronto, o vídeo deverá ser publicado numa rede social (Vine, Instagram, Youtube, Facebook, etc) e partilhado em, pelo menos, uma rede social com os hashtags: #Eco-Escolas, #sacosplasticos #Eco-schools #plasticsmash
Podem participar todos os jovens das Eco-Escolas entre os 13 e os 21 anos. No entanto, cada escola só poderá enviar até 7 vídeos. Recomenda-se que seja realizada internamente a seleção dos melhores spots a candidatar ao concurso “Saco plástico, está tudo acabado! Tenho outro!”
O envio dos vídeos realizar-se-á através da plataforma Eco-Escolas devendo o(a) professor(a) coordenador(a) entrar com o seu login e password habitual da plataforma Eco-Escolas.
Cada vídeo deverá ser acompanhado das seguintes informações:
  • nome da escola;
  • nome do(a) professor(a) coordenador(a);
  • nome do(a) autor(a);
  • idade do autor;
  • memória descritiva/storyboard;
  • link na rede social onde foi partilhado.
Divulgação
Todos os participantes deverão publicar o seu spot em, pelo menos, uma rede social com os hashtags: #Eco-Escolas, #sacosplasticos #Eco-schools #plasticsmash
Todos os vídeos participantes no concurso serão publicados neste site sacosplasticos.abae.pt e na página das Eco-Escolas no Facebook
Seleção dos melhores spots
Um júri constituído por elementos da ABAE, da Direção Geral da Educação, da Agência Portuguesa do Ambiente e por um especialista em comunicação, selecionará os 7 melhores vídeos.
Os 7 melhores vídeos serão posteriormente votados publicamente no Facebook.
Prémios
Para os autores dos 3 melhores vídeos: um smartphone.
Os prémios serão entregues durante o Dia Bandeiras Verdes 2015.

Concurso “SIM, É NA PRIMAVERA QUE FLORESCEM AS GRANDES IDEIAS”

  1. PASSATEMPO
Esta atividade é promovida pela Compal (marca da SUMOL+COMPAL) e pela Tetra Pak em parceria com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa e visa chamar a atenção para a importância de deposição das embalagens para alimentos líquidos no ecoponto amarelo e ainda para o símbolo FSC® constante das embalagens da Tetra Pak utilizadas pela marca Compal.
Na nossa escola esta atividade será realizada em parceria com o clube das expressões. 
  1. DATAS
Inscrição: até 28 de fevereiro
Envio dos trabalhos: até 3 de abril
Comunicação dos resultados: até 1 de maio
O passatempo decorrerá entre os dias 15 de fevereiro e 2 de abril de 2015.
  1. DESTINATÁRIOS
3.1.   O passatempo é direcionado para as escolas pertencentes à rede Eco-Escolas, sendo considerados 2 escalões:
  • escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo;
  • escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive);
3.2.   Cada escola deverá organizar-se conforme melhor entender, podendo realizar um ou mais jardins. No entanto, apenas poderá ser submetido um trabalho por escola.
  1. PRÉMIOS
4.1    Serão atribuídos um total de 6 prémios, no valor total de € 3.000,00, da seguinte forma:
4.1.1    Para o 1.º Escalão:
  • 3 escolas premiadas com o valor de 500€ para cada aquisição de material que ajude a tornar a escola mais sustentável.
4.1.2.   Para o 2.º Escalão:
  • 3 escolas premiadas com o valor de 500€ para cada aquisição de material que ajude a tornar a escola mais sustentável.
4.2. As escolas vencedoras transmitirão aos promotores uma lista do material ecológico de que necessitam, no valor do prémio atribuído, que será, posteriormente, entregue.
  1. REGRAS DE PARTICIPAÇÃO
5.1. A Eco-Escola que queira participar deverá manifestar a sua intenção registando-se na plataforma Eco-Escolas, até ao final do dia 28 de Fevereiro de 2015.
5.2.   Para efetuar o registo, bastará entrar no referido site, fazer login com os acessos da plataforma Eco-Escolas e inscrever-se preenchendo para tal as informações solicitadas.
  1. DESCRIÇÃO DO TRABALHO
6.1.   O jardim a concurso deverá ser construído com embalagens da Tetra Pak, identificadas com o seguinte selo:
tetrapak_example
6.2.   Os elementos (flores, borboletas, pássaros, arbustos, etc.) incluídos não jardim deverão ser construídos com embalagens da Tetra Pak da marca Compal e deverão exibir a marca FSC®:
fsc_example
6.3.   É permitido utilizar materiais complementares como colas, tintas ou cordéis, e ainda criar estruturas em arame, ou outro material, desde que este não se destaque no jardim.
6.4. Não existem medidas obrigatórias para o tamanho do jardim, ficando este aspeto ao critério de cada participante.
6.4.1 No mínimo será necessário apresentar 2 flores.
6.5.   A última etapa será o envio de 4 fotografias até dia 2 de abril através da plataforma Eco-Escolas.
Nota: As escolas que participem e os seus professores coordenadores serão responsáveis por assegurar a autorização dos encarregados de educação da publicação de fotografias de crianças e jovens.
6.6.   As fotografias devem apresentar:
6.6.1.   O registo do processo de construção do jardim;
6.6.2.   O jardim (ou no mínimo as 2 flores);
6.6.3.   O detalhe de um elemento onde seja visível uma embalagem da Compal e a marca FSC®;
6.6.4.   A turma/grupo com o jardim (opcional).
6.7.   É ainda solicitada uma memória descritiva onde devem constar informações relativas ao processo de construção do jardim (materiais, metodologias e intervenientes).

  1. AVALIAÇÃO e JURI
7.1.   Os critérios de avaliação dos trabalhos a concurso serão:
  • criatividade e originalidade;
  • funcionalidade (estética e utilitária);
  • demonstração da capacidade de reutilização de recursos;
  • mensagens implícitas e explicitas;
  • cumprimento das regras do presente regulamento (ponto 6);
7.2.   O júri será constituído por elementos da ABAE, da Tetra Pak e da marca Compal (Sumol+Compal).
7.3.   Os resultados serão anunciados até 1 de maio de 2015 através dos emails registados e, ainda, no site do concurso.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Desafio 3 - Educar para o Desenvolvimento Sustentável

   ________Evitar o uso de sacos de plástico ____________


Participa enviando um email para eco23campanario@gmail.com 
Basta uma pequena frase/parágrafo ou imagem que reflita a temática referida no vídeo.  

Pede ajuda junto dos teus professores de Ciências Naturais.
Temos prémios para as frases mais criativas!!!